domingo, 22 de novembro de 2009

História - Pate I

Oi! Oi! Oi! - Saudações Comunistas

Ha! Para todos aqueles que achavam que os RASH's de São Paulo haviam acabado, ou que haviam sumido do mapa, estamos aqui firmes e fortes para mostrar que nem tudo é como se pensa.
Como primeiro post meu vamos à esclarecimentos sobre Skinheads e um pouco da história!!!

Para começar encho o peito para dizer que NÃO faz parte da cultura Skinhead qualquer visão politica, social, etc... (a política só vai aparecer na cultura em meados dos anos 80), o skinhead não foi um movimento criado por ninguém, foi um movimento que apareceu com o passar dos anos e com a junção de culturas como a dos Rude Boys e Mods, que dominavam a década de 60. Dos Rude Boys o Skinhead absorveu a música (o famoso reggae chamado SKA) e as camisas sociais com mangas dobradas, por exemplo, dos Mods talvez a cabeça raspada e o jeito gangueiro, mas o fato é que nem um deles estava mais preocupado em ter a sua turma que os Skinheads. Em 69 gangues de Skinheads ja dominavam ruas e bairros inteiros na Inglaterra, ao som do bom e velho Ska, noite a dentro skins dançavam em gigs acompanhados de suas garotas e sua turma. Não era difícil achar um Skinhead envolvido em brigas na época, mas isso não foi e nunca será exclusividade da nossa cultura, imagine em 69 quando não havia videogame e computador para manter as crianças dentro de casa durante dias, semanas ou até meses, assim a maioria da molecada da época passava suas tardes com os amigos da rua, as vezes brincando, as vezes arrumando encrenca e as vezes paquerando a garota da rua de cima. Por ser uma cultura rueira vinda da classe operária inglesa esportes populares como o Boxe e Futebol sempre fizeram sucesso entre os skins, daí então a marca Lonsdale começou a fazer sucesso entre os skins, não só isso, é esse sucesso que fez skins de toda Inglaterra começarem a frequentar estádios e times locais começaram a ter torcidas cada vez mais vibrantes e fanáticas, quanto as brigas nas arquibancadas, isso não passava de um passa-tempo para os skins mais brigões que para eles qualquer coisa era motivo de briga. Logo a cena cresceu e os Hooligans começaram a ficar mais organizados e violentos, houve um tempo em que formavam-se filas de skinheads descalços e pilhas de botas nas saídas de clássicos para evitar comfrontos, era comum você voltar para casa com um pé da bota ou até mesmo sem seus cadarços (outra medida tomada por policiais para evitar que os brigões pudessem correr ou mesmo chutar).
Porém como tudo oque é bom dura pouco em 71 eram poucos aqueles skins que ainda saiam com visual e iam às gigs dançar, a maioria estava crescida e agora trabalhava e ja começava a sustentar uma familia, assim 71 é o marco da decadencia da cultura..O Skinhead de 71 dava lugar agora a novos grupos como os Smoothies, Bootboys e Suedehead, considerados estilos decorrentes do skinhead porém não tiveram vida longa e nem fizeram tanto sucesso quanto o skinhead que ...
em 77 com o surgimento do punkrock a juventude acelerada que procurava um visual que impusesse respeito e fosse ao mesmo tempo diferente do modismo Hippie que ainda assombrava a década de 70 acharam a cultura Skinhead que estava adormecida em Pubs com alguns gatos pingados que resistiam aos tempos, mas agora surgia uma nova classe de skinheads, garotos com botas de 14 à 22 furos e tatuagens nos rostos eram a nova onda do momento, porém esses skins-modinhas viviam tomando botinadas e socos dos gatos pingados que sobreviveram nos Pubs ingleses, os antigos skins nao suportavam esses novos garotos que nao entendiam nada de ser skin e se vestiam como tal, porém com o passar do tempo e a convivência os modinhas foram se modificando e a maioria voltou ao verdadeiro espírito rueiro, mas agora a música que reinava na cultura nao era mais o Ska e sim o rock acelerado de bandas como a SHAM69 (não era difícil encontrar em meados de 80 skins com petchs escritos SHAM ARMY), as gigs de bandas com esse som, que faziam os skins gritarem e dançarem euforicamente, lotavam! Logo, não era difícil ver uma briga de um skin com algum outro participante da gig, a banda SHAM69 vivia implorando para a molecada parar de brigar em suas gigs, mas obviamente o pedido não era escutado e os brigões continuavam a lotar os shows, as brigas até inspiraram a banda a criar a música "If The Kids Are United".... (CONTINUA...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário